Podemos dizer que desde seu surgimento na década de 60, o Chevrolet Opala foi sinônimo de luxo, status, conforto, e claro, desempenho acima da média com as séries esportivas SS 4 e SS 6..
O opala é o primeiro veículo fabricado no Brasil pela General Motors, foi baseado no Opel Reckord, subsidiária GM na Alemanha, (o nosso Omega da primeira versão também era Opel, o atual vem da Autrália cuja a subsidiária chama-se Holden). No Salão do Automóvel de 1968 finalmente foi apresentado sob carroceria 4 portas, com muitos cromados (como os carros daquela década),após, surgiram a versão Coupé, e a perua, denominada Caravan.Durante sua permanência no mercado (68 a 92) o Opala passou por atualizações principalmente na dianteira e na traseira. O interior sempre primou pelo luxo e pelo acabamento digno de carros de segmentoalto.Quando surgiu, o Opala tinha apenas duas versões : Luxo e a Stantard. Na década de 70 surgiram o Comodoro e os esportivos SS. O comodoro era na época o mais luxuoso passando na década de oitenta como intermediário entre os Standard e o Diplomata.
Principalmente durante os anos 80, o Opala reinava sozinho no setor de alto luxo, principalmente a falta de competidores do mesmo nível e a proibição de carros importados fizeram dele o automóvel escolhido pela classe alta, autoridades, políticos e empresários. O Diplomata era e sempre vai ser o mais importante e luxuoso dos Opala.
Mas a General Motors do Brasil tinha uma ambição para o Opala, fazer dele um muscle car, surgindo assim na década de 70 a linha SS, pra combater com os Dodge Charger e Ford Maverick Gt.
Tinha motor 4.100, o famoso 6 canecos, quando surgiu em 68 o motor tinha 3.800 cc. Mas o mais admirado dos 6 cilindros chamava-se 250s, com comando mais bravo, mais esportivo,e de maior potência e desempenho, durou até os anos 80.
A última mudança dos Opala foi em 1991, finalmente trazendo câmbio de 5 marchas para o seis cilindros, para-choques envolventes, rodas aro 15, entre outros. Os últimos 100 diplomatas eram uma série especial Collector´s com chave banhada a ouro, fita de vídeo, entre outros.Em 1992, encerrava-se sua produção.
Em Passo Fundo, existe uma grande legião de admiradores do Opala, principalmente uma família,Graeff, com seus vários exempla-res de anos e modelos diferentes.Todos em ótimo estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário