domingo, 29 de março de 2009

Chevrolet Corvette.




Um dos mais famosos integrantes dos muscle cars está totalmente restaurado nos moldes originais, e atualmente faz parte do acervo do Sr. Rogério Azambuja, que desfila pelas ruas de Passo Fundo, o Corvette é símbolo de desempenho e potência à moda americana.


MotorSS: Qual o Ano e o Modelo deste Corvette?
Rogério Azambuja: Modelo Sting Ray, ano 1970


Por que este ano, o que ele tem de diferente dos demais Corvettes?
Este modelo, foi lançado em 1968 e foi até 1970, o carro veio com mais cromados,o que deixa o carro mais bonito, como muitos modelos desta época.

O Corvette é considerado um sonho americano, para você o que significa ele?
Sonho de consumo para qualquer pessoa que gosta de automóvel, que gosta de um motor V8 e um bom, muito bom torque.


Os Corvettes são todos V8, exceto o primeiro que era seis cilindros, podemos dizer que é uma das suas características mais marcantes? No seu, a mecânica é toda original ou passou por upgrade?
Sim, todos os corvettes são V8, exceto o primeiro, é sim umas das características fortes, e ainda mais que os americanos amam V8. O meu corvette foi restaurado nos padrões originais, toda a parte de suspensão foi trocada, a parte mecânica foi revisada, inclusive as cores internas e externas, foram mantidas as originais. Lembro que este carro foi restaurado na Ssoraf, lá existe uma preocupação com os mínimos detalhes, o que é muito importante no resultado final.
Este carro foi adquirido nos EUA? Hoje em dia é mais fácil de importar carros antigos?
Sim, foi adquirido nos EUA, está muito mais fácil de importar um carro, basta ser colecionador, fazer parte de um clube filiado a Federação Brasileira de Carros Antigos, no meu caso, sou filiado ao Veteran Car de Passo Fundo, e seguir as normas de importação, existem várias empresas qualificadas para este tipo de importação.


Ele foi todo restaurado? Quanto tempo durou este processo?
Foi todo restaurado, demoramos aproximadamente 6 meses.


Qual foi a parte mais complicada?
Não existe parte mais complicada, todas as partes de uma restauração devem ter o mesmo cuidado, onde acharmos que é mais fácil, é ali que pode estar o perigo.


Agora depois de pronto, o que causa nas pessoas quando você dá umas voltas com o Sting Ray?
È um clássico, pessoas de qualquer idade sabe que é um modelo diferente, todos olham e admiram, é bom de dar umas voltas, mas o melhor é quando se pega uma estrada, ele precisa de uma esticadinha.


E qual a sua satisfação de ter um carro como o Corvette?
Corvette é só motor, segurança zero, um perigo, se bobiar vai pro mato mesmo e não precisa estar em alta velocidade, é só pisar um pouco mais no acelerador, acho que a satisfação está aí, em poder ‘controlar’ esta máquina.


Rogério, hoje em dia é mais fácil restaurar um carro nacional ou um importado?Com relação a facilidade em restaurar um modelo nacional ou importado, é muito relativo, o corvette foi ‘barbada’, existem inúmeros fabricantes de peças novas nos EUA e preços muito acessíveis, por outro lado, imagine você restaurar um carro nacional, vamos encontrar praticamente só peças usadas, são raros os fornecedores de peças novas e que poucos e dedicam a fabricação das mesmas, sem falar nos preços, são um absurdo.